Sábado, 7 de Março de 2009
PENSAMENTOS VI

PENSAMENTOS

 

A nossa paz mental é determinada, em grande parte, pela capacidade de viver o momento presente. Para além do que aconteceu ontem ou no passado, ou do que nos possa acontecer amanhã, o momento presente é onde estamos – sempre!

 

Sem dúvida, muitos de nós aprendemos a arte neurótica de perder as nossas vidas preocupando-nos com uma variedade de coisas – tudo ao mesmo tempo. Deixamos os problemas e as preocupações futuras dominarem os nossos momentos presentes, e, com isso, acabamos ansiosos, frustados, deprimidos e sem esperança. Por outro lado, igualmente a nossa satisfação, as nossas prioridades estabelecidas e a nossa felicidade, muitas vezes convencendo-nos de que “algum dia” será melhor do que hoje. Infelizmente, a mesma dinâmica mental que nos diz para olharmos para o futuro repete-se infinitamente para garantir que este “algum dia” nunca aconteça.

 

 

“A vida é algo que acontece enquanto estamos ocupados a fazer outros planos” (John Lennon).

 

Muitas pessoas vivem como se a vida fosse um ensaio geral. Não é. Na realidade, ninguém pode ter a garantia de estar aqui amanhã. Agora é o único momento que temos, e o único que podemos dominar. Quando a nossa atenção está voltada para o momento presente, apagamos o medo das nossas mentes. Medo é a preocupação que temos em relação a acontecimentos que poderão ocorrer no futuro – não teremos dinheiro suficiente, os nossos filhos enfrentarão dificuldades, ficaremos velhos e morreremos, seja o que for.

 

Para combater o medo, a melhor estratégia é aprender a atrair a nossa atenção para o presente. Pratique concentrar a sua atenção no presente. Os seus esforços renderão dividendos.

 

 

Manuel, 07/03/2009



publicado por Palhota da MalaMala às 19:21
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

"A Frelimo de hoje dá cob...

LEITURAS .1.

PENSAMENTOS XII

AUTO-ESTIMA V

PENSAMENTOS XI .Culpado...

PENSAMENTOS X .Perceber...

PENSAMENTOS IX - "Gratid...

PEGADAS NA AREIA

PENSAMENTOS VIII

AUTO-ESTIMA IV

arquivos

Junho 2013

Março 2009

Fevereiro 2009

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds