Terça-feira, 17 de Março de 2009
PENSAMENTOS X .Perceber e Ouvir.

Tentar primeiro “perceber”implica, essencialmente, que deve mostrar-se mais interessado e compreensivo em relação aos outros ao invés de esperar que os outros o entendam. Significa assimilar plenamente a ideia de que, se quer qualidade, estabelecendo a comunicação que é tão vital para si e para os outros, entender o próximo deve ser a regra número um. quando se apercebe de onde vêm as pessoas, o que tentam dizer, o que é importante para elas, e assim por diante, ser entendido torna-se uma consequência natural; acontece simplesmente, sem qualquer esforço. Quando pretende reverter este processo, no entanto (que é o que a maioria de nós faz a maior parte do tempo), está a pôr o carro à frente dos bois. Quando tenta ser entendido antes de entender, o esforço exercido será sentido por si e pela pessoa ou pessoas que quer atingir. A comunicação interrompe-se, e terá em mãos uma batalha entre dois egos.

 

Tentar entender primeiro não tem muita relação com quem está certo ou errado; é, na verdade, uma filosofia de efectiva comunicação. Quando usar esta estratégia, vai reparar que as pessoas com quem comunica se sentem ouvidas, apreciadas e entendidas. E isso traduzir-se-á em relações melhores e mais amáveis.

 

Cresci a acreditar que era bom ouvinte. E embora me tenha tornado um ouvinte melhor nos últimos dezoito anos, devo admitir que sou, ainda e apenas, um ouvinte adequado.

 

Ouvir efectivamente é mais do que evitar o péssimo hábito de interromper os outros enquanto falam, ou terminar as frases por eles. É sentir-se feliz ao ouvir plenamente o pensamento de outrem, em vez de aguardar, impaciente, a oportunidade de responder.

 

De certa maneira, a forma como falhamos como ouvintes revela muito sobre como vivemos, frequentemente tratamos a comunicação como se estivéssemos numa corrida. É como se o nosso objectivo fosse não permitir qualquer intervalo entre a conclusão da frase da pessoa com quem estamos a falar e o início da nossa frase.

 

Tornar-me melhor ouvinte não só faz de mim uma pessoa mais paciente, como também melhora a qualidade das minhas  relações. Todos gostamos de conversar com alguém que nos ouve.

 

 

Manuel, 16/03/2009



publicado por Palhota da MalaMala às 01:05
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De espelho a 19 de Março de 2009 às 17:22
O problema é que nem sempre seguimos à risca tudo o que queremos seguir, se é que me fiz entender! Nós podemos acordar um dia decididos: A partir de hoje, vou distinguir a diferença entre Perceber e Ouvir....

Muito bem... O problema é que, passado uma semana, mês ou ano (varia de pessoa para pessoa) acabamos por esquecer as nossas decisões do passado.
Acontece a TODOS!


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

"A Frelimo de hoje dá cob...

LEITURAS .1.

PENSAMENTOS XII

AUTO-ESTIMA V

PENSAMENTOS XI .Culpado...

PENSAMENTOS X .Perceber...

PENSAMENTOS IX - "Gratid...

PEGADAS NA AREIA

PENSAMENTOS VIII

AUTO-ESTIMA IV

arquivos

Junho 2013

Março 2009

Fevereiro 2009

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds